Thursday, October 1, 2009

What is a theorbo? | O que é uma teorba?

My teacher Fernando Dell'Isola and the Theorbo O meu professor Fernando Dell'Isola e a teorba

Not long ago I thought that my evolution in the lute would lead me to dedicate myself to the vihuela repertoire of the Spanish Golden Age, and perhaps explore the wonderful music of Sylvius Leopold Weiss in the baroque lute. However, an opportunity arose to acquire a used theorbo at a very inviting price. This fact may well change dramatically the way I think my musical future, and in some ways, has already changed it as I matured the idea of acquiring the instrument. Thus, in possession of a theorbo, I will gradually devote myself to the accompaniment of other musicians, instrumentalists or singers, something that gave me great pleasure last year, using the Renaissance lute. But if many people do not know what a lute is, I would like to explain what is a theorbo.

A theorbo is a bass lute developed in Italy in the late sixteenth century to accompany opera and the new musical wave "nuove musiche", having an extended lower sound range. The musicians started adapting a neck or extension to add non-fretted bass strings, which are played open as in a harp, allowing a greater sustain of sound. The theorbo normally has 14 orders (strings or pairs of strings), although some pieces of the Early Baroque period require an instrument of 19 orders. The theorbo is used as a solo instrument, but mostly as an accompaniment to singing and basso continuo.


Rolf Lislevand playing a chaconne by Robert de Visée on the theorbo Rolf Lislevand tocando uma chaconne de Robert de Visée na teorba

(português)
Há não muito tempo pensei que a evolução no alaúde me levaria a dedicar-me ao repertório de vihuela do Século de Ouro Espanhol, e talvez explorar a música maravilhosa de Sylvius Leopold Weiss no alaúde barroco. No entanto, surgiu uma oportunidade de adquirir uma teorba usada a um preço muito convidativo. Esse facto pode bem mudar drasticamente a minha maneira de pensar o meu futuro musical, e de certa maneira, já mudou, enquanto eu amadurecia a ideia de adquirir o instrumento.
Assim, na posse de uma teorba, irei de uma maneira gradual dedicar-me ao acompanhamento de outros músicos, sejam instrumentistas ou cantores, coisa que me deu imenso prazer no ano passado, usando o alaúde renascentista. Mas se muita gente não sabe o que é um alaúde, gostaria de explicar o que é uma teorba.

Uma teorba é um alaúde baixo, desenvolvido na Itália no final do século XVI para acompanhar óperas e a nova corrente musical “nuove musiche”, tendo um alcance sonoro grave bastante extenso. Os músicos começaram a adaptar um braço ou extensão para adicionar cordas baixo não trastejadas, que são tocadas no vazio como uma harpa, possibilitando uma grande sustentação do som. A teorba normalmente tem 14 ordens (cordas ou pares de cordas), embora algumas peças do inicio do período barroco exijam um instrumento de 19 ordens.
A teorba é utilizada como instrumento solo, mas sobretudo como acompanhamento de canto e baixo contínuo.

1 comment:

  1. Boa tarde! Tive hoje o imenso prazer de conhecer esse instrumento no YouTube. Impressionou-me a beleza e sonoridade. Tentando aprofundar a pesquisa, cheguei ao seu blog. Muito bom. Obrigada. Um abraço.

    ReplyDelete