Wednesday, December 2, 2009

Introducing the Theorbo | Apresentando a Teorba

The end of this semester was difficult. It is a complicated exercise to find motivation and inspiration to continue to study a very difficult instrument with so many demanding theory subjects, but so is the structure of an instrument course of a major music school.
In a way, I had placed my instrument aside to prepare for the theory exams, with the will that the year would be over soon and that the holidays would give me the necessary impetus to start the next semester with energy. This energy has just arrived in a way that I was not expecting.

My teacher brought the theorbo in the last class, so I get used to the instrument to begin classes in February. The learning of this "new" instrument in conjunction with the Renaissance lute is actually beneficial to the general training as a lutenist.
The feeling of playing a theorbo is fantastic and the surrounding sound is immediate, the difference in sound to the Renaissance lute making much impact. I cannot wait for the next semester and all the musical possibilities that this new bass baroque lute brings.

Read more about the theorbo in the post from 1 October 2009 - What's the Theorbo What is a theorbo?


A song for Countertenor (Phillipe Jaroussky) and Theorbo (Björn Colell)

(Português)
O final do presente semestre foi difícil. É um exercício complicado encontrar motivação e inspiração para continuar a estudar um instrumento dificílimo com tantas cadeiras teóricas exigentes, mas é assim a estrutura de um curso instrumental de uma grande escola de música.
De certa maneira, eu já tinha colocado o meu instrumento de lado para me preparar para as provas teóricas, com vontade que o ano acabasse logo e que as férias me dessem o estímulo necessário para começar o próximo semestre com energia. Essa energia acabou de chegar de uma forma que eu não estava à espera.

O meu professor trouxe a Teorba na última aula, para que eu me habituasse ao instrumento para começar as aulas em Fevereiro. A aprendizagem deste “novo” instrumento em simultâneo com o alaúde renascentista é até benéfico para a formação geral como alaúdista.
A sensação de tocar uma teorba é fantástica e a envolvência do som é imediata, fazendo muito impacto a diferença de alcance sonoro para o alaúde renascentista. Mal posso esperar pelo próximo semestre e por todas as possibilidades musicais que este novo alaúde baixo barroco trás.

Leia mais sobre a Teorba no post de 1 de Outubro de 2009 – What’s a Theorbo O que é uma Teorba?

2 comments:

  1. Querido Luís,
    eu sou testemunha da dedicação que tens em tudo que fazes.Tenho certeza que as aulas com a Teorba te trará ainda mais vontade de continuar na música. Afinal de contas, tu nasceste para música e isso é inegável!!! :)

    Com amor,
    Isabel Miranda

    ReplyDelete
  2. Caro Luis !
    Muitos parabéns pela procura e entusiasmo do seu Blog !!!

    Votos de continuação !
    Andre Barroso

    ReplyDelete