Wednesday, February 11, 2009

School of Music of Brasília | Escola de Música de Brasília

In the country where I was born, I never had any opportunity to study the lute, so until I came to Brazil, I used to consider it an exotic instrument. Learning to play it never passed through my mind. But life had other plans for me and I discovered that in Brasilia, the city where I'm living, there was a superb school that had a section of Early Music and the most known teacher of lute in Brazil, Professor Fernando Dell'Isola. In 2007, I spoke twice with the professor about the possibility of becoming his student and felt great empathy with him. In a few months I passed the tests and entered in the lute class.

At the School of Music of Brasilia I had the opportunity to study for free, and with exceptional teachers. I attended and sang in the choir, which I used to call "my mental yoga", which gave me great joy. I started to attend Early Music recitals, and in six months I started to participate in a group of Early Music as second lutenist, with professor Dell'Isola and other students. This has been an extraordinary experience that brought me childhood happiness, but also lasting links of friendship with new and good friends.

(português)
No país onde nasci, jamais teria oportunidade de estudar alaúde, por isso até à minha vinda para o Brasil considerava-o um instrumento exótico, nem sequer me passava pela cabeça aprender. Mas a vida tinha outros planos para mim e descobri que em Brasília, a cidade onde vim morar, havia uma soberba escola que tinha núcleo de música antiga e o professor de alaúde mais renomado do Brasil, o professor Fernando Dell’Isola. Em 2007 conversei duas vezes com o professor sobre a possibilidade de ser seu aluno e senti grande empatia. Em alguns meses fiz as provas da escola e entrei na classe de alaúde.

Na Escola de Música de Brasília tive a oportunidade de estudar gratuitamente, ao contrário da minha Europa nativa, e com professores excepcionais. Participei e cantei no Coro, o que meu deu um gozo enorme, a que chamei uma espécie de yoga mental. Passei a assistir regularmente a recitais de música antiga, e em seis meses comecei a participar eu próprio de um grupo de música antiga como segundo alaúdista com o professor Dell’Isola e outros alunos. Essa tem sido uma experiência extraordinária, que me trouxe felicidade de infância, mas também laços duradouros de camaradagem com novos e bons amigos.

4 comments:

  1. fernando dell isolaApril 28, 2009 at 11:27 AM

    Parabéns Luis Maciel.O blog é interessante e é um incentivo aos alaudistas...

    ReplyDelete
  2. Ola Luis, Tens um blog muito interessante. Um abraco a partir de Gurgaon, CFilipe

    ReplyDelete
  3. Primeiramente, gostaria de dizer como o seu blog é inspirador.
    Eu também moro em brasília, e realmente queria aprender a tocar o alaúde. Estou me informando sobre os processos de ingresso na escola, mas o edital é realmente confuso. Se não for um incomodo pra você, poderia me dizer como foi o processo do seu ingresso da escola de musica ?

    ReplyDelete
  4. Olá Allie, muito obrigado pelo seu apoio, fico realmente agradecido por ísso.
    Sobre a entrada na escola, não lhe saberia dizer com exatidão as datas para prestação de provas, mas sugeria-lhe que nos fizesse uma visita se morar aqui perto, e aí nós lhe daremos todas as informações.
    Se quiser me contate por email e eu tentarei ajudá-la no processo.
    Abraços
    Luís

    ReplyDelete